0 votos
19 visitas
em Saúde Mental por
Olá,
Tenho 50 anos e a mais de 20 tento evitar o 1º gole.
Sou diagnosticado com Depressão e Alcoolismo (CID10...). O maior período que passei sem usar álcool foi de 10 meses, em 2015. Com ajuda do CAPS-AD e muita medicação. Quando resolveram me dar alta, apos 1 ano, avisei vai começar tudo de novo (recaídas e depressão). Como estou desempregado faz muito tempo, dependo da família. É muito difícil estar pedindo medicamentos. Estou cansado. No CAPS-AD tomava 40mg de Fluoxetina e várias outras drogas. Consegui Paroxetina 10mg. (100 comprimidos). Como não sei quando vou conseguir novamente, sem ter que pedir pra família. Eis a questão:
Resposta Certa: Procure o seu médico. Certo! Mas se eu sair de casa corro o risco de me embriagar. Então é melhor tomar apenas 10mg. por dia para que tenha um maior período de tratamento? Ou correr o risco de tomar 40mg. num período menor e ficar sem o medicamento depois? Como falei não sei quando vou conseguir novamente. AVISO: Não vou procurar o médico, como já falei acima. Os resultados de depre e alcool não são bons, todos sabemos......... Mesmo assim obrigado por pelo menos ler.

1 Resposta

0 votos
por

A Depressão:

O tratamento para depressão, a depressão é uma patologia que necessita de tratamento. Aproximadamente 20% das pessoas vão ter depressão em algum momento da vida. Quando a depressão aparece, se não for tratada adequadamente, pode durar por muitos meses e até anos.

A depressão é uma doença que afeta os neurotransmissores responsáveis pelo bom desempenho do cérebro.

Depressão não é tristeza:

A Tristeza é um sentimento e uma condição normal que faz parte da vida psicológica de todos os seres humanos.

A depressão é uma condição doentia. A tristeza tem duração de poucos dias, enquanto a depressão normalmente afeta o paciente por mais de 15 dias, meses e até mesmo anos.

Causas da depressão:

Existe uma vulnerabilidade genética para a depressão. As pessoas nascem com predisposição para a patologia. A manifestação vai depender de vários fatores chamados de gatilhos. Por exemplo, pressões psicológicas provocadas pelas contrariedades da vida, algumas doenças, alguns medicamentos de uso prolongado, o estresse físico e o consumo de álcool e outras drogas.

Sintomas da depressão:

Diminuição do interesse por todas as atividades

Diminuição importante da disposição e do ânimo

As relações afetivas, sociais e profissionais ficam prejudicadas

O indivíduo depressivo perde a alegria e passa a se comportar de forma diferente

A visão de realidade do mundo fica distorcida

Sensação de baixa autoestima, desconfiança e desesperança

O paciente pode apresentar alterações do sono e do apetite.

O depressivo perde a capacidade de alegrar-se com atividades normalmente agradáveis

As flutuações hormonais femininas podem contribuir para a depressão em determinados períodos da vida (menopausa, gravidez e parto).

Causas da depressão:

Existe uma vulnerabilidade genética para a depressão. As pessoas nascem com predisposição para a patologia. A manifestação vai depender de vários fatores chamados de gatilhos. Por exemplo, pressões psicológicas provocadas pelas contrariedades da vida, algumas doenças, alguns medicamentos de uso prolongado, o estresse físico e o consumo de álcool e outras drogas.

Tratamento para depressão:

O tratamento para depressão evolui muito com o desenvolvimento de novos medicamentos. Os pacientes com depressão possuem os níveis de neurotransmissores muito diminuídos, e os medicamentos aumentam a quantidade dessas substancias no cérebro.

A depressão é provocada por um desequilíbrio da bioquímica do cérebro, e que acaba apresentando alterações psicológicas e comportamentais. O tratamento com medicamentos busca regular essas alterações proporcionando uma melhora significativa nos pacientes. A qualidade de vida é restaurada diminuindo muito o risco de suicídio.

A terapia através de psicologia é fundamental para um tratamento bem sucedido.

Os medicamentos para depressão levam aproximadamente 20 dias para começarem a oferecer uma boa ação antidepressiva.

A depressão é uma patologia crônica e costuma ser recorrente em aproximadamente 50% dos casos. O paciente fica bem durante um período e depois pode voltar a ficar deprimido. Por isso, o acompanhamento com psicólogo é imprescindível para garantir adesão ao tratamento.

Existem evidencias de que atividades físicas associadas ao tratamento medicamentoso e psicológico podem ser um elemento importante na recuperação.

A relação entre alcoolismo e depressão:

Indivíduos com depressão possuem maiores problemas ligados ao álcool.

Uma pessoa com depressão pode abusar de bebidas alcoólicas para aliviar angústias e sofrimentos. Por isso, o alcoolismo pode ser uma consequência da depressão.

Uma pessoa pode desenvolver depressão devido aos problemas neurológicos causados pela dependência do álcool. Por isso, a depressão pode ser uma consequência do alcoolismo.

GRUPO RECUPERAR – Clínicas de Reabilitação – Tratamento para Depressão

Entrem em contato conosco e saiba mais:

...